Post 1 – 2/3 – Preparando nosso computador para criação do projeto

Provavelmente, se você chegou a este post é porque precisamos efetuar a configuração inicial da sua máquina para dar andamento ao projeto.

Para isso, o que temos de pré requisito para conseguirmos desenvolver este projeto? Precisamos apenas de:

  1. Criar um jupyter notebook
    1. Mas antes de sair criando/instalando qualquer coisa…O que é um jupyter notebook?
      O Jupyter surgiu pela primeira vez como uma ferramenta para programação Python interativa; agora suporta mais de cem linguagens de programação diferentes por meio de “kernels”.

      Os kernels Jupyter são responsáveis por encapsular os diferentes interpretadores interativos para as diferentes linguagens de programação. Ou seja, ele é responsável por transformar o código que digitamos em uma linguagem que o computador irá saber interpretar.

      Uma propriedade chave dos Jupyter Notebooks é a capacidade de unificar documentação, código, saída do código, comandos de shell e visualizações em um único documento.
    2. E como é que eu crio um jupyter notebook?
      1. Vamos precisar instalar a aplicação Anaconda, que pode ser baixada gratuitamente através deste link oficial.

        Para efetuar a instalação é super simples, basicamente seguir os passos de “next, next, next” e…voilà! Temos a IDE instalada!
        Todos os detalhes sobre como instalar, inclusive com passo a passo para mac, windows e linux nesta parte da documentação deles.

        Caso precise de mais informações ou detalhes sobre como efetuar a instalação, você pode encontrar essas informações aqui na documentação oficial do Anaconda.

Com a IDE instalada e aberta, basta clicar em “Launch”, localizada na caixa do Jupyter Notebook:

E selecionar onde deseja criar o seu primeiro Jupyter notebook, clicando em New > Python 3, localizado no canto direito superior:

Uma página como essa deverá ser apresentada:

Se você chegou até aqui e conseguiu seguir todos os passos com sucesso, muito provavelmente sua instalação foi efetuada com sucesso.
Caso contrário, pode me mandar mensagem que te ajudo!

Referências: